Doença de Gumboro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Doença de Gumboro é uma infecção viral aguda causada por um vírus da família Birnaviridae, que acomete as aves jovens, afeta o tecido linfoide, principalmente a Bursa de Fabricius. Não é uma doença trasmitida para os humanos.

Seu hospedeiro natural é a galinha, mas já foi diagnosticada também em patos, perus e avestruzes jovens.

As aves podem ser susceptíveis até os 18 meses, porém, as aves jovens são mais susceptíveis,

Transmissão[editar | editar código-fonte]

É uma doença altamente contagiosa, a transmissão se da pelas fezes de aves contaminadas e pode ser carreada pelo Alphitobius diaperinus.

Sinais Clínicos[editar | editar código-fonte]

No início da doença, haverá aumento de volume da Bursa de Fabricius, em torno de 14 dias pós infecção, haverá regressão desta, pela sua degeneração, o que causará imunossupressão na ave acometida, tornando-a susceptível à infecções secundárias. Além disso, pode haver o surgimento de pequenos pontos hemorrágicos na musculatura.

Considerações finais[editar | editar código-fonte]

Não existe tratamento, portanto, devem ser adotadas medidas de biossegurança e efetuada a vacinação em aves comerciais, buscando a prevenção de um eventual prejuízo que possa ocorrer.

Referências

  • Portal Veterinaria. La enfermedad de Gumboro (I). Disponível em: <https://www.portalveterinaria.com/avicultura/articulos/11277/la-enfermedad-de-gumboro-i.html>. Acesso em 12 de junho de 2022.
  • Whitfill C.E., Haddad E.E., Ricks C.A., Skeeles J.K., Newberry L.A., Beasley J.N., Andrews P.D., Thoma J.A., Wakenell P.S. Determination of optimum formulation of a novel infectious bursal disease virus (IBDV) vaccine constructed by mixing bursal disease antibody with IBDV. Avian. Dis. 1995;39:687–699.
  • Berg T.P. Acute infectious bursal disease in poultry: a review. Avian. Pathol. 2000;29:175–194.